Quarta-feira, 08 de maio de 2024 |
Com a palavra na ponta da línguaPor Sonia Salama * em 20/03/2001 Bate-papo, historinhas de ninar, boa leitura e uma divertida sessão de cinemaoferecem à criança contato com um vasto vocabulário. Apresente seu filho ao mundo da comunicação. Você perceberá uma sensível melhora do domínio da linguagem. |
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Preste atenção ao jeito como você fala com seu filho. Fez a lição? Que nota tirou na prova? Almoçou direito? Escovou os dentes? Esse questionamento demonstra carinho e zelo, mas parece inquisição quando acaba por aí. Conte histórias, brinque e jogue conversa fora para enriquecer o vocabulário do garoto. Ele vai gostar!
Não descarte atividades ao ar livre: é uma hora importante em que a criança tem contato com coleguinhas, pessoas diferentes e adultos, criando a interatividade necessária para o bom desenvolvimento cultural infantil.
Os pequenos pedem coisas novas sempre que passeiam pelo shopping center, não é? Saiba que o brinquedinho velho é um bom aliado para aumentar o vocabulário, pois a criança estimula a imaginação explorando as possibilidades de diversão com a mesma peça.
Pergunte menos e converse mais. Falta de bate-papo desestimula a criança a comentar, perguntar e contar coisinhas sobre o dia-a-dia. A falta de diálogo gera limitações na argumentação, na explanação e empobrece a linguagem. Deixe seu filho exercitar os diferentes papéis da comunicação.
Assista com a criança a desenhos animados e filmes infantis. Ótima maneira de criar temas comuns. A diversão é garantida e assunto não faltará.
Aproveite o banho, o jantar, a hora de vestir e o momento de dormir para falar com o pequeno. Silêncio absoluto não oferece o mínimo de interação verbal.
Tire o pó dos livros. Mostre interesse pela leitura. Para a criança que ainda não sabe ler, interprete histórias. Encante os maiores folheando páginas com figuras e lendo alguns trechos.
Conte a mesma história várias vezes. A garotada não exige um conto diferente por dia. A repetição interpretada com entusiasmo e criatividade prende a atenção da criança, gerando expectativa e previsibilidade, itens importantes no processo comunicativo.
* Sonia Salama é fonoaudióloga bilíngüe (inglês, português), mestre em Lingüística Aplicada, coordenadora da Clínica Potencial http://www.clinicapotencial.com.br/
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